Blade Runner 2049

Eu sei que esta opinião está um pouco atrasada e eu até fui ver o filme na primeira sexta-feira do seu lançamento, mas têm de compreender que um filme como Blade Runner 2049 demora algum tempo a digerir. Não é fácil exprimir toda a nossa ideia do filme logo após a sua visualização, principalmente porque são três horas de puro espetáculo visual. Sabem aquelas cartas abertas que agora andam muito na moda? Podemos dizer que esta sequela é uma carta aberta de amor ao filme de culto de 1982, Blade Runner. Agora vocês, que já o devem ter visto ou lido várias opiniões por essa internet fora, podem perguntar: Mas vale assim tanto a pena? Amigos, apenas tenho uma resposta a essa pergunta: Sim!



A ideia que vos quero deixar aqui é que Blade Runner 2049 é um tremendo espetáculo visual, com um ambiente extremamente bem trabalhado. O peso emocional transparece por cada minuto do filme e somos levados pelo momento da primeira até à ultima cena, tendo sido apenas quebrado pelo intervalo que os Cinemas NOS decidiram manter, quando o realizador pediu que o público tivesse uma experiência completa de duas horas e quarenta e sete minutos.



Dennis Villeneuve não tinha o melhor trabalho nas suas mãos. Pegar num filme de culto de ficção científica, que nem teve assim tanto sucesso inicial, criando uma sequela merecedora do título que suporta. Verdade é que este senhor já tinha mostrado a sua competência como realizador. Apresentou-nos Sicario e também o mais recente Arrival, dois filmes com histórias marcantes e muito bem contadas. Será fácil perceber que apesar de não ser um realizador de grandes palcos, até aos dias de hoje, conseguiu elevar a qualidade de produção de títulos que com toda a certeza irão ficar na história. Pode agora colocar mais um título no seu currículo, porque tal como o primeiro filme ficou e irá sempre ficar para a história do cinema de ficção cientifica, a sua sequela será com certeza considerada por muitos como a melhor sequela de sempre.

Sinceramente é difícil encontrar muitas palavras que descrevam a experiência que tive com este filme. Desde o visual, até à história que nos deixa a pensar durante imenso tempo. É mesmo preciso estar atento, ir com a mente preparada e preparem-se porque este não é um daqueles títulos que vos despeja toda a informação e a vocês bastará olhar. Não, nada disso. Blade Runner 2049 faz muito mais que isso. Pega em todo o espetáculo visual que já o primeiro foi e aprimora-o. Envolve-se e envolve-nos num enredo magnífico, que aliado a uma banda sonora fantástica ajudam a toda uma completa experiência cinematográfica. Se o primeiro filme tinha um ritmo lento, com uma história até certo ponto algo simples e superficial, esta sequela é tudo menos isso. Carregada de bons momentos e com uma excelente intriga, resolvendo assuntos deixados no anterior filme e deixando mais algumas perguntas no ar. No final, penso que cabe a cada um decidir quais as melhores ideias a retirar deste filme e os pensamentos com certeza irão ser diferentes para cada um. Não me vou alongar mais, pois não quero destruir a vossa experiência. Se são fãs, têm mesmo de ir ao cinema, se não conhecem nada deste universo, experimentem. Talvez fiquem fãs. Por aqui aconselhamos imenso.

9.5
Blade Runner 2049
Incrível
Crocpoint
Escrito por:

Nascido em Coimbra, a residir bem perto e a estudar cá. Considero-me um geek, um devorador de filmes e adoro ler um bom Comic. Gosto de videojogos e adoro o mundo Nintendo. Tenho uma pequena coleção que vai desde a Mega Drive até à Wii U. Adepto quase fanático da Briosa e um assistente fervoroso no estádio.

6 comentários:

  1. Nota 9.5 é mais que justa! Eis o que achei: Blade Runner, de '82, é um dos filmes mais influentes e importantes alguma vez feitos, tanto pela inspiração que surgiu no género da ficção-cientifica após o seu lançamento, assim como a sua discussão filosófica, existencialista e provocadora sobre a nossa definição de Humanidade. O filme é demasiado complexo para se discutir em apenas um post. Eu tentei, mas todo o texto não me pareceu suficiente. Quanto a Blade Runner 2049, pode-se argumentar que é, de facto, uma das melhores sequelas já feitas. Alguns adorarão, outros nem tanto, bastantes cinéfilos e críticos ficaram desiludidos. Mas não são todas as sequelas que conseguem dar continuidade a uma história espetacular depois de um período longo de 35 anos (os 35 anos mais longos da História do Cinema), enquanto desenvolvem novos personagens e elaboram a sua própria filosofia. Dizer que o filme é a melhor sequela de sempre é um exagero. O filme é bom? Sim, é fantástico (e quase perfeito), mas nem o melhor filme do ano é! Não desiludiu, mas devemos ter calma nestas situações, visto que há muita gente que se ofende facilmente na Internet fora. Gostei do teu texto, se puderes dá uma checkada no meu! Keep going, abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso mesmo que dizes ai no final, é que, apesar desta ser apenas e só a minha opinião pessoal e nunca me considerei um crítico de cinema, refiro apenas que esta pode ser considerada por muitos a melhor sequela de sempre. Não é algo que para mim seja propriamente verdade. É como dizes, é difícil fazer um texto que consiga exprimir em condições a visualização de um filme como estes! Sim, vou dar uma olhada :D Obrigado

      Eliminar
  2. Eu fui ver logo na quinta-feira em que estreou. Adoro o filme antigo e esta sequela é uma verdadeira obra-prima. Na minha opinião, até tornou a história do primeiro melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho exatamente isso. A forma como acrescenta conteúdo até ao primeiro filme é fantástica. É um dos grandes do ano, isso sem dúvida. :D

      Eliminar
  3. O póster é bom e tambem a história. Adoro muito este género do filme e eu quando vi o trailer Blade Runner 2 automaticamente escrevi nos filmes que deveria ver porque o elenco é realmente de grande qualidade, sobre tudo Ryan Gosling é um dos meus preferidos, por que sempre leva o seu personagem ao nível mais alto da interpretação, seu trabalho é dos melhores, um filme que desde o meu ponto de vista, é um dos melhores projetos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito do trabalho que Gosling tem feito. É aquele tipo de ator que em todos os papeis que fez até agora deixou uma marca única. :D

      Eliminar