Ciclo Fantasmagórico | Livros


Com o Halloween quase a chegar, o Café Mais Geek pretende entrar numa onda de terror fantasmagórico. O dia de hoje é dedicado aos livros que têm como tema principal fantasmas. Na lista que apresentamos temos histórias para miúdos e graúdos. 

Histórias de um Portugal Assombrado de Vanessa Fidalgo

Histórias de Um Portugal Assombrado", o primeiro livro da jornalista Vanessa Fidalgo, apresenta uma compilação de mitos e lendas sobre fantasmas que, de norte a sul do país, continuam a alimentar a imaginação popular.



Hoje o Palácio Beau Séjour é ocupado pelo Gabinete de Estudos Olisiponenses, da Câmara Municipal, de Lisboa, mas noutros tempos foi a residência do Barão da Glória, que ainda hoje por lá anda a arrastar grossos volumes de livros e caixotes de documentos, para desespero dos funcionários, que, dias depois, voltam a encontrá-los no exato local onde haviam procurado. O Barão também é culpado, acusam, pelo tilintar da chávenas em cima das mesas e pelo soar das campainhas da Quinta de São Domingos de Benfica. No Castelo de Almourol ou no de Bragança, amores incompreendidos deixaram espetros a pairar nas suas torres e ameias. Na Serra de Sintra sobram razões para ter medo, entre casas assombradas e almas que deambulam pelas estradas. No Porto, há espetros a discutir a herança pela calada da noite e apartamentos que, afinal, contra todas as razões lógicas, não estão vazios como aparentam. Em Castro Marim, as mouras ainda andam à solta, e, em Penafiel, os sustos marcam o ritmo dos dias na Quinta da Juncosa, que há séculos foi palco de um crime hediondo. Em Langarinhos, Gouveia, há uma casa inacabada, obra que, por mais que tente, nenhum proprietário consegue finalizar. Falar de fantasmas, casas assombradas e mistérios difíceis de explicar não é tarefa fácil. Há quem fique com pele de galinha, outros não deixam de esboçar um sorriso trocista.

O Fantasma de Canterville de Oscar Wilde 

O fantasma de Canterville é uma novela de Oscar Wilde. Foi a primeira das histórias de Wilde a ser publicada em 1887. A história é sobre uma família que se muda para um castelo assombrado pelo fantasma de um nobre, que matou a sua esposa e morreu de fome pelos irmãos de sua esposa. Foi adaptado para o teatro e cinema várias vezes.

A primeira história publicada por Oscar Wilde leva-nos a um castelo assombrado, adquirido por uma abastada família americana que não acredita no sobrenatural, obrigando o pobre fantasma residente a encetar numa série de estratagemas para assustar os seus novos hóspedes. Nunca o fantástico, o terror e a comédia se combinaram numa trama tão genial, que nos diverte e nos leva a refletir sobre os valores mais elevados da vida.

O Comboio Fantasma de Owen West

O Comboio Fantasma é livro de 1980 escrito pot Dean Koontz, baseado num guião de um filme com o mesmo nome, dirigido por Tobe Hooper em 1981.
À medida que a produção cinematográfica demorou mais do que o esperado, o livro foi lançado antes do filme.  Koontz originalmente publicou o romance sob o pseudônimo Owen West


Esta noite, Amy Harper e os amigos vão divertir-se no comboio-fantasma, um local com viagens excitantes, espíritos nocturnos. Mas nas escuras entranhas do comboio-fantasma está um terrível demónio esperando por Amy, um secreto demónio que surgiu há vinte e cinco anos… quando uma mulher destruiu o seu monstruoso rebento e um homem perturbado anunciou a sua terrivel vingança. Agora é a vez de a inocente Amy marcar o encontro com o horror em O Comboio Fantasma.

The Shining de Stephen King
The Shining é um livro de terror do autor americano Stephen King. Publicado em 1977, é o seu terceiro romance publicado e o sucesso do livro afirmou King como um autor preeminente no género horror. A configuração e os personagens são influenciados pelas experiências pessoais do escritor, incluindo a sua visita ao The Stanley Hotel em 1974 e sua recuperação do alcoolismo. O romance foi seguido por uma sequela, Doutor Sono, publicada em 2013. O romance foi adaptado para um longa-metragem em 1980 com o mesmo nome dirigido por Stanley Kubrick e co-escrito com Diane Johnson.

Jack Torrence consegue um emprego num velho hotel, e acha que será a solução dos seus problemas e dos da sua família - as dificuldades vão ficar para trás, a sua mulher vai deixar de sofrer e o seu filho, Danny, vai poder voltar a respirar ar puro e ultrapassar as estranhas convulsões. Mas as coisas não são tão perfeitas como parecem - existem forças malignas a pairar nos antigos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança, e, inevitavelmente, um confronto entre o bem e o mal vai ter que ser travado.

O fantasma decapitado de R. L. Stine 

O fantasma decapitado é o trigésimo sétimo livro na série de livros Goosebumps. Foi publicado pela primeira vez em 1995. A ilustração da capa mostra o fantasma sem cabeça de um menino de 13 anos a desceras escadas.



Todos conhecem Hill House. É a maior atração turística da cidade. Isto porque está assombrada. Assombrada pelo fantasma de um menino de treze anos. Um menino sem cabeça! Duane e Stephanie adoram Hill House. Está escuro. E assustador. Totalmente assustador. Ainda assim, eles nunca viram o fantasma. Até a noite, eles decidem fazer uma pesquisa. Uma busca por sua cabeça ...

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e Outros Contos de Washington Irving

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça é um conto de Washington Irving incluído na coleção The Sketch Book of Geoffrey Crayon, escrita enquanto o autor vivia em Birmingham, Inglaterra. A primeira publicação foi em 1820. Ao lado da história de Rip Van Winkle, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça é um dos contos mais antigos de ficção norte-americana que é lido até hoje.

Ichabod Crane, um professor excêntrico e cético, tem seus métodos modernos e inovadores colocados à prova quando, saindo de uma festa promovida pelos Van Tassel, é caçado por um cavaleiro sem cabeça - o fantasma de um soldado - que logo desaparece. Ichabod inicia uma investigação a fim de solucionar uma série de assassinatos supostamente cometidos pelo Cavaleiro Sem Cabeça. Crane se apaixona pela bela e misteriosa Katrina Van Tassel, filha do maior fazendeiro da cidade e principal suspeito de estar por trás dos assassinatos. Um grande clássico americano em que o leitor é convidado a solucionar junto com o professor o mistério do cavaleiro.
Cristiana Ramos
Escrito por:

Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e viagens. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães, mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir). Fã de Friends e Big Bang Theory.

Sem comentários:

Enviar um comentário