O mundo visto por um cão-guia em "Através dos meus pequenos olhos"


Inspirado na sua experiência, Emilio Ortiz assina um comovente romance sobre a amizade inquebrável entre um invisual e o seu cão-guia. Autor vai estar em Lisboa de 13 a 16 de novembro para apresentar a obra.

No próximo dia 13 de novembro, a Porto Editora publica Através dos meus pequenos olhos, livro de estreia do autor espanhol Emilio Ortiz. Este romance, divertido e comovente, é simultaneamente um testemunho da vida de um invisual e uma homenagem ao incansável trabalho dos cães que são os seus “olhos”. Emilio Ortiz e Spock, o seu fiel cão-guia, vão estar em Lisboa de 13 a 16 de novembro para apresentar este livro aos leitores portugueses. A sessão de lançamento acontece no dia 15, a partir das 18:30, na Livraria Barata (um espaço dog friendly). Cross é um jovem e brincalhão cão-guia. Mario é um invisual que está prestes a começar uma nova etapa da sua vida. Juntos, vão ter de formar uma equipa inseparável e forjar uma amizade que vai moldar a vida de ambos. Através dos meus pequenos olhos narra as peripécias do travesso Cross no mundo dos humanos. Ao colocar o leitor a ver o mundo através dos olhos de um cãoguia, Emilio Ortiz fala de uma realidade que conhece muito bem, dos obstáculos – não só físicos, mas também sociais – no dia-a-dia dos invisuais e das dificuldades que são colocadas aos seus parceiros de quatro patas. Estes desafios e dificuldades não se esgotam nas suas funções. Escolhidos para as exercer desde que nascem, estes animais são sujeitos a um exigente treino e trabalham como guias durante cerca de 10 anos, findos os quais deveriam gozar uma merecida reforma. Para apoiar a formação de novos cães-guia e reformas felizes, a Porto Editora associou-se à ABAADV (Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual), a única escola de cães-guia para cegos em Portugal, e irá doar 1 euro a esta instituição por cada exemplar vendido.

Através dos meus pequenos olhos
Autor: Emilio Ortiz
Tradução: Cláudia Ramos
Págs.: 264
Capa: mole com badanas
PVP: 16,60 €

SINOPSE 
Um cão-guia tem uma missão extraordinária: ser os olhos de quem não vê. A relação que se estabelece entre um cão-guia e o seu dono é baseada numa confiança e cumplicidade enormes. É desta profunda ligação que nos fala este livro. Cross é um cão-guia muito divertido e brincalhão. Mario é um jovem invisual que está prestes a começar uma nova etapa da sua vida. Juntos, vivem mil e uma peripécias, aventuras, derrotas e triunfos e tornam-se absolutamente inseparáveis. Através dos meus pequenos olhos é um relato emocionante que narra as peripécias de Cross no mundo dos humanos e nos traz uma perspetiva diferente sobre o seu e o nosso mundo.

O AUTOR 
Emilio Ortiz. Nascido em Baraclado, Vizcaya, em setembro de 1974. É licenciado em História e reside, atualmente, em Albacete. Começou a publicar em 2015, ano em que recebeu o segundo prémio do I Certame Internacional Musas de Primavera com a história «Una sonrisa». Apenas um ano depois, ganhou o primeiro prémio da XI Edición de los Prémios ANADE com o conto «Las angustias de un dibujo». Desde criança que Emilio é um entusiasta da escrita e da leitura, atividades que realizava com muito esforço devido à deficiência visual; hoje é completamente cego. Logo que descobriu o sistema braille, retomou e aprofundou a sua paixão pela escrita e leitura tendo também aprendido a utilizar software adaptado para invisuais.
Cristiana Ramos
Escrito por:

Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e viagens. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães, mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir). Fã de Friends e Big Bang Theory.

Sem comentários:

Enviar um comentário